domingo, 2 de novembro de 2008

Tudo Passa

Havia um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, mas sentia-se confuso. Resolveu consultar os sábios do reino e disse-lhes:

- Não sei por que me sinto estranho e preciso ter paz de espírito. Preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver alegre.

Os sábios resolveram dar um anel ao rei, desde que o rei seguisse certas condições:

Debaixo do anel existe uma mensagem, mas o rei só deverá abrir o anel quando ele estiver num momento intolerável. Se abrir só por curiosidade, a mensagem perderá o seu significado. Quando TUDO estiver perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e nada mais puder ser feito, aí o rei deve abrir o anel.

O rei seguiu o conselho. Um dia o país entrou em guerra e perdeu. Houve vários momentos em que a situação ficou terrível, mas o rei não abriu o anel porque ainda não era o fim. O reino estava perdido, mas ainda podia recuperá-lo. Fugiu do reino para se salvar. O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que perdeu os companheiros e o cavalo.

Seguiu a pé, sozinho, e os inimigos atrás; era possível ouvir o ruído dos cavalos. Os pés sangravam, mas tinha que continuar a correr. O inimigo se aproxima e o rei, quase desmaiado, chega à beira de um precipício. Os inimigos estão cada vez mais perto e não há saída, mas o rei ainda pensa:

- Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção. Ainda não é o momento de ler a mensagem...

Olha o abismo e vê leões lá embaixo, não tem mais jeito. Os inimigos estão muito próximos, e aí o rei abre o anel e lê a mensagem: "Isto também passará". De súbito, o rei relaxa. Isto também passará e, naturalmente, o inimigo mudou de direção. O rei volta e tempo depois reúne seus exércitos e reconquista seu país. Há uma grande festa, o povo dança nas ruas e o rei está felicíssimo, chora de tanta alegria e, de repente, se lembra do anel, abre-o e lê a mensagem: "Isto também passará". Novamente ele relaxa, e assim obtém a sabedoria e a paz de espírito.

Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou de dificuldades, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que tudo é efêmero, de que tudo passará, de que é impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não.

A ansiedade, freqüentemente, não nos deixa analisar o que nos ocorre com objetividade. Nem sempre é possível, mesmo. Mas, em muitos momentos, precipitamos atitudes que só pioram o que queríamos que melhorasse, e é na esfera dos relacionamentos amorosos que isso ocorre quase sempre.

A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós... Manter as emoções constantemente sob controle é pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos.

"Dar tempo ao tempo" não é sintoma de passividade, mas de sabedoria na maior parte dos casos.

5 comentários:

  1. Jorge Street...

    É fácil dizerr, dár tempo ao tempo, mas a cada dia, hora, minuto, segundo... Esse tempo parece uma eternidade, e a sensação de qe somos covardes e não estamos correndo atrás de nossos sonhos cresce a cada instante... Este é o momento certo para pensarmos... "Tudo Passa" por maoir qe seja a dor ou a alegria, qe sentimos com a pessoa amada, porém, qeremos qe estes instantes continuem e sejam constantes... Eu preciso dar tempo ao tempo, pois a pessoa qe amo, ainda possui sentimentos por outro relacionamento terminado a pouquissimo tempo... Espero qe realmente "Tudo Passe"... Patàá

    ResponderExcluir
  2. realmente td passa...Achei muito sábia essa mensagem...Nos ultimos tempos precisamos muito de ler ou ouvir uma mensagem assim pra ter forças pra seguir em frente........

    ResponderExcluir
  3. sim um dia eu odiei essas palavras tudo passa p/ mim tudo de bom deveria ser eternizado,no entanto,não é assim q as coisas funcionam.hoje entendo melhor isso de q tudo passa seja bom ou ruim.quero q o tempo passe e q no futuro ele traga meu amor de volta p/ mim.hoje quero meu amor devolta mais ñ quero ele como um dia foi pq dessa forma ele ja foi quero diferente novo mais amor intenço e apaixonhante.........

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir